A Colorado do Brás

HISTÓRIA

1975 - A FUNDAÇÃO DA COLORADO DO BRÁS

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Colorado do Brás foi fundado em 01 de outubro de 1975, em São Paulo, a partir de uma reunião entre amigos, que tinham por objetivo divulgar a cultura popular brasileira e desenvolver projetos sociais para atender a comunidade mais carente da região.




Em conjunto com diversos moradores do bairro, Sr. José Preto, D. Marta, Percival, Tino e Tuia deram início à história da Colorado do Brás.




A agremiação herdou o nome de um time de futebol do qual seus fundadores participavam. Com o passar dos anos, tornou-se uma grande Escola, chegando a participar do Grupo Especial por alguns anos.

Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, a Escola sempre lutou para manter e ampliar os projetos sociais que desenvolvia para a comunidade, como o projeto Kinderê, que formou profissionais em várias áreas de trabalho.



1986 - NO GRUPO ESPECIAL

A Escola teve uma ascensão rápida, conquistando três acessos seguidos e chegando, em 1986, ao Grupo Especial. O samba de 1988 é até hoje considerado um dos melhores da história dos Carnavais de São Paulo.



DÉCADA DE 90 - O REGRESSO

Em 1991, conquistou um espaço social localizado na Rua Carlos de Campos, 840, no bairro do Pari. Essa vitória impulsionou os trabalhos e a Escola retornou ao Grupo Especial por mais dois anos (1992 e 1993).

No final da década de 90, a história de sucesso da Escola deve um declínio, reflexo de sucessivas administrações conturbadas que levaram ao encerramento dos projetos sociais e a perda da quadra.



2008 - DE ESPAÇO NOVO

Em 2008, ainda no Grupo 1, a Escola vislumbrou ares de novos tempos com a cessão de um espaço na Rua Miguel Paulo Capalbo, no mesmo bairro do Pari que passou a ser seu berço na década de 90.

Naquele espaço, a Escola pretendia retornar seus projetos sociais e, claro, retomar aos grandes desfiles, porém, o espaço foi requerido e tornou-se uma praça, deixando mais uma vez a Escola sem um local para desenvolver seu trabalho.



2011 E 2012 - DOIS ACESSOS E O RETORNO AO ANHEMBI

No carnaval de 2011, a Colorado deu o primeiro passo em direção ao seu retorno ao Anhembi, conquistando o titulo do Grupo III. Em 2012, com um belo desfile, obteve o vice-campeonato, e pôde, retornar ao Polo Cultural Grande Ótelo após de 3 carnavais.



2013 - O RETORNO AO GRUPO DE ACESSO

Depois de 10 anos, a Colorado voltou a figurar entre as principais escolas de sambas de São Paulo , retornando ao Grupo de Acesso.



2014 - COM UM BELO DESFILE, A ESCOLA SE MANTÉM NO GRUPO DE ACESSO

Em 2014, a Colorado abriu o desfile do Grupo de Acesso com um brilhante desfile, cheio de garra e emoção. A comunidade deu um show na avenida. Com 266,8 pontos, conquistou o 5º lugar e se manteve no Grupo.



2015 - ENFRENTANDO A CHUVA, A ESCOLA SUPERA SEUS LIMITES

Em um desfile marcado pela superação, a Colorado desfilou com 1.756 componentes, sendo a 2ª maior a passar pela passarela do samba. Mesmo com chuva torrencial que caiu desde a concentração, a Escola desfilou com muita garra e, apesar das dificuldades encontradas, conseguiu repetir o 5º lugar e permanecer na disputa por uma vaga no Grupo Especial.



2016 - COLORADO DÁ UM SHOW NA AVENIDA

Um desfile repleto de alegorias grandiosas e bem acabadas, fantasias bem elaboradas, samba na boca do povo, uma bateria firme, um casal entrosado e uma comissão ousada, essa foi a Colorado na avenida em 2016, assegurando sua permanência no Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo por mais um ano.



2017 - COLORADO E A IRREVERENCIA NORDESTINA NA AVENIDA



Sertanejo e arretado, assim a Colorado do Brás fez seu desfile no grupo de acesso. Com o enredo Luz, Câmera e Ação… A colorado apresenta: A Roliúde do Sertão, a agremiação trouxe muita cor em suas alegorias e a irreverência nordestina no clima da escola.O enredo desenvolvido por Thiago Morganti, Ronny Potolsky e João Marcos foi muito bem separado. A leitura visual estava clara para os cientes da obra, e o final foi marcado pelo “final de cinema”, onde tudo termina de forma positiva. Manteve a permanencia no Grupo de Acesso do Carnaval de Sao Paulo comquistando o 3o Lugar



2018 - COLORADO UM VERDADEIRO AXE NA AVENIDA



Com um enredo místico homenageando os Orixás e o Candomblé, mesclado de Africanismo, a escola empolgou o público no Sambódromo do Anhembi dia 11 de fevereiro de 2018, e alcançou o vice-campeonato no Grupo de Acesso. O excelente resultado obtido permitiu à Colorado o retorno ao Grupo Especial em 2019 após 25 anos. A escola iniciou o desfile às 0h16, após o emocionado discurso do presidente Antonio Carlos (Ka) e o vibrante grito de guerra entoado pelo intérprete Chitão. Com carros suntuosos e fantasias multicoloridas, a Colorado fez um desfile contagiante, mágico, de ponta a ponta. Agora é chegar com toda força no Especial! 



2019 - SEM PROBLEMAS NA AVENIDA"HAKUNA MATATA"



Após 25 anos, a escola de samba Colorado do Brás voltou a desfilar pelo Grupo Especial de São Paulo e esse retorno aconteceu nesta sexta-feira (1), às 23h15, na primeira noite de desfiles da cidade.Com o enredo “Hakuna Matata, isso é viver”, a agremiação  mostrou a cultura, os costumes as lendas e também fala sobre a libertação do povo queniano. A música Jambo bwana, muito popular no Quênia e onde é falada a frase Hakuna Matata, serve como ponto de partida para a história contada pela Colorado. A entidade enfrentou chuva moderada no final de sua apresentação e se mantem no Grupo Especial



 



 


X